Icone de busca

Nenhuma busca realizada ainda no site

Teste de Paternidade

O DNA, sigla para Ácido Desoxirribonucleico, é uma molécula que carrega todas as informações genéticas de um ser vivo. Ele é composto por duas longas fitas torcidas em espiral, a dupla hélice, ligadas por 3 bilhões de pares de bases nitrogenadas.

Dentro do núcleo da célula, esse DNA se organiza de forma compactada em estruturas chamadas de cromossomos. Nós, humanos, temos 46 cromossomos (recebemos 23 da mãe e 23 do pai), e todo esse conjunto é chamado de genoma humano. A partir dele são realizados os testes.

Muitas são as possibilidades de exames de DNA, dentre elas o Banco de DNA (quando a pessoa deseja ter seu material genético preservado para utilização posterior), Casos Forenses (quando é necessário o perfil genético de um indivíduo para comparação com o material genético encontrado na vítima ou em alguma prova de caso forense), além da Exumação (quando o indivíduo está falecido e faz-se necessário obter seu perfil genético para análise forense ou conclusão de paternidade).

Os exames genéticos que podem ser feitos no Paniz Medeiros são os Testes de Paternidade Trio, Duo e Reconstrução.

DUO: Filho(a) e suposto pai ou filho(a) e suposta mãe.

TRIO: Mãe, filho(a) e suposto pai.

RECONSTRUÇÃO: Na ausência do suposto pai, é possível reconstruir o DNA a partir dos parentes próximos.

Marcadores genéticos específicos do DNA dos envolvidos são amplificados e separados utilizando a técnica de PCR-STR, e identificados por Eletroforese Capilar. Os resultados são comparados entre si em busca de incompatibilidades, que excluiriam a paternidade. Quando não é possível excluir o vínculo é realizado um cálculo de probabilidade bioestatística que utiliza as informações obtidas em comparação com um banco de dados genéticos da população em geral. O cálculo resultará em uma porcentagem alta que, na prática, comprova a paternidade.

Nosso exame é realizado no equipamento mais seguro, o Analisador Genético SeqStudio™, fabricado pela Thermo Fisher, para testes de paternidade e parentesco através de reações em STR - Short Tandem Repeats (ou Repetições Curtas em Tandem), através da análise de fragmentos padrão ouro (sequenciamento Sanger).

O sistema utilizado pelo aparelho oferece uma solução de fluxo de trabalho que ajuda a maximizar a eficiência do laboratório no processamento de amostras e gerenciamento de dados, já que a separação e a amplificação de DNA são feitas de modo automatizado, gerando resultados e gráficos que são lançados no software que integra gerenciamento de dados e análise de DNA. Assim o resultado sai mais rápido do que em outros métodos utilizados, pois um único sistema é capaz de realizar todo o processo.

Com isso temos a garantia de confiabilidade do resultado do teste de paternidade, podendo oferecer o melhor prazo de entrega e ainda atender casos de urgência. Sempre com todo o sigilo e cuidado que a situação exige.

particulas